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7 dicas saudáveis para eliminar o colesterol


Muitas pessoas pensam que chegou a hora de levar uma alimentação mais saudável e equilibrada apenas quando notam que têm subido muito de peso, quando se aproxima uma grande celebração e não podem entrar em seu terno ou vestido, ou quando percebem que não estão em tão boa forma física, como gostariam, e não apenas pelo sedentarismo, mas também por não comer como devem. É claro que uma má alimentação pode trazer prejuízos a curto prazo, como o aumento de peso, mas são muito piores que os arraste para o médio e longo prazo, isso é certo.


Doenças crônicas que vêm dadas por uma alimentação pouco recomendável e que podem ser um verdadeiro inferno para muitos, que seriam fáceis de evitar realizando uma dieta muito mais saudável e equilibrada. O colesterol é um dos graves problemas que podem aparecer em nossa vida, se não atentarmos para a nossa alimentação. Existem dois tipos de lipoproteínas conhecidas como colesterol, a boa, que é a de alta densidade, e a má, que é a de baixa densidade, o que realmente nos deve preocupar. Enquanto que a primeira ajuda o nosso corpo a ficar mais saudável, de baixa intensidade, o colesterol ruim, estimula que a placa se acumule no nosso sistema cardiovascular, podendo provocarnos problemas na irrigação sanguínea, que podem resultar em ataques cardíacos.


tomertu || Shutterstock


Não há que ser tomada de ânimo leve todos os riscos que o mau colesterol, pairando sobre nós. As carnes duras e encaixadas, as gemas dos ovos, laticínios integrais, as bebidas alcoólicas, todos eles são alimentos que contêm uma grande quantidade deste tipo de lipoproteínas de baixa densidade, e seu consumo contínuo fará com que os nossos níveis de colesterol no sangue subam de forma preocupante, por isso devemos evitar o consumo destes alimentos ruins para o colesterol. Por isso vamos deixar aqui algumas dicas saudáveis para reduzir esse nível ou para evitar que se chegue a esse ponto problemático, eliminando o mau colesterol do seu sangue, pelo menos em grande parte:


1. Combater o mau colesterol com colesterol bom


Inserir em nossa dieta alimentos, como frutas, verduras, legumes ou frutos secos, todos eles com um grande aporte de lipoproteínas de alta densidade, que ajudam a remover a placa que o próprio colesterol ruim produz.


Mais alimentos que ajudam a combater o colesterol ruim



2. Tomar muita fibra


Através das frutas e os cereais integrais, para regular todas as funções do nosso corpo, e obter uma digestão muito mais saudável e menos pesada.


Mais motivos para que a fibra é tão importante



3. Controla muito os hidratos de carbono


Podem ser uma fonte de colesterol ruim, se escolhemos os alimentos errados. Escolha legumes, carnes brancas e frutos que proporcionem muitos hidratos mas também sejam nutritivos, com minerais e fibra.


4. Apostar no azeite de oliva


O azeite de oliva pode ser o teu melhor amigo, se você tem problemas de colesterol, já que se trata de um alimento que nos dá gorduras não saturadas, precisamente, as que você tem que consumir para evitar as gorduras saturadas que elevaran nossos níveis de colesterol ruim.


maus usos do azeite de oliva


5. Melhorar os hábitos de vida


A vida sedentária pode ser a base perfeita para que o mau colesterol faça as suas, então o melhor é mudar de hábitos e mentalizarnos de que o exercício é algo fundamental não só para nossa saúde, mas também para estar em forma e nos sentirmos melhor com nós mesmos.


6 hábitos indispensáveis para uma vida saudável


6. Supervisão médica


Ir ao médico para fazer exames a cada seis meses, no caso de que se tenha detectado algum problema deste tipo, depois de ter mudado desde os nossos hábitos para reduzir esses níveis preocupantes.


7. Entender a gravidade do problema


E, é claro, a necessidade de mudar de hábitos, tanto na alimentação como no que a atividade física refere-se, deixando o sedentarismo de lado e fazendo mais esporte, o que vai ajudar o nosso organismo a regular melhor os níveis de colesterol por si mesmo.

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